Câmara aprova projeto que permite castração química de pedófilos
Proposta seguirá para Senado

A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que permite a castração química de condenados por pedofilia, na quinta-feira (12). Além disso, a proposta também tem o objetivo de criar um cadastro nacional de pedófilos na rede mundial de computadores, que deve ser organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
De acordo com o texto substitutivo da relatora, deputada Delegada Katrina (PSD-SE), também serão incluídas no cadastro informações fotográficas de pessoas condenadas por crimes ligados à exploração sexual de crianças e adolescentes previstas no Código Penal. O projeto foi aprovado na Câmara e seguirá para o Senado.
Vale destacar que, atualmente, a Lei 15.035/24, sancionada em novembro, já determina a criação do Cadastro Nacional de Pedófilos e Predadores Sexuais, por meio dos dados do Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Crime de Estupro. Conforme a deputada, é necessário haver educação sexual nas escolas, assim como prevenção e campanhas.
Entre os crimes relacionados à violência sexual praticada contra crianças e adolescentes estão: estupro de vulnerável, corrupção de menores, exploração sexual de criança, adolescente ou vulnerável. Já os praticados por meios digitais são caracterizados como produzir, armazenar, divulgar ou expor vídeo de sexo.
Leia também